Atrações Grátis em Londres

A tradição e a vanguarda se misturam a todo o momento em Londres. Na terra da rainha e dos Beatles, o moderno e o clássico convivem harmoniosamente, entre os museus, pubs e castelos da capital do Reino Unido. São tantas atrações na cidade (e para todos os gostos), que mover-se por aqui pode se tornar uma tarefa difícil. Além dos ônibus vermelhos, do Big Ben e do fish and chips, a capital inglesa tem muito a oferecer para turistas de todos os gostos e bolsos. Para quem não quer gastar suas libras e mesmo assim quer conhecer o que há de melhor em Londres.

Troca da Guarda

Desde 1660, a Guarda da Rainha protege a Família Real em turnos alternados durante o dia todo. A tradição dos tempos áureos da coroa inglesa é uma das atrações mais procuradas por turistas em todo o mundo. Responsáveis pela segurança do Palácio de Buckingham e também do palácio de St. James, os soldados realizam a troca de turno com o auxílio de banda militar que toca vários tipos de músicas, desde marchas tradicionais até música pop.

Religiosamente às 11h durante o verão e em dias alternados no restante do ano, a cerimônia dura aproximadamente 45 minutos.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Londres tem 55 milhões de peças diferentes a sua espera. Se somarmos a coleção de plantas, são ao todo 70 milhões de espécimes, entre fósseis, slides de seres microscópicos, dinossauros, os esqueletos dos extintos dodô e mamute e de uma baleia-azul. Dividido em quatro partes distintas, o museu também conta com uma gigantesca biblioteca de história natural, composta por livros, jornais, desenhos originais, manuscritos e pinturas de seres animais e vegetais.

National Gallery

Aberta há quase 200 anos, a National Gallery é considerada uma das mais importantes galerias de arte do mundo.  Em seu acervo constam obras dos mais renomados artistas dos mais distintos períodos. Com mais de 2,3 mil pinturas, quem visita o lugar pode apreciar os trabalhos de mestres como Leonardo, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Monet, Van Gogh e Picasso. Aberto todos os dias, o espaço não é um destaque só pelas obras de arte, mas também pela imponente arquitetura vitoriana do prédio, recordando os dias de glória do império britânico.

British Museum

O British Museum é o museu mais conhecido de Londres e uma atração imperdível. Com mais de 8 milhões de peças em seu acervo, o museu retrata a história da humanidade como um todo, com peças de diversos lugares. Recebe mais de 6 milhões de visitantes todos os anos. Em seu acervo permanente, consta com esculturas egípcias e gregas, máscaras astecas, a famosa Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas. Não deixe de visitá-lo, pois a experiência é incrível.

National Portrait Gallery

Se você gosta de retratos, não deixe de visitar a National Portrait Gallery. Fotografias, caricaturas, pinturas, desenhos e esculturas das personalidades de todo o mundo. Inaugurado em 1856, o espaço conta hoje com mais de 11 mil obras, sendo algumas delas verdadeiros símbolos do lugar, como o quadro de Shakespeare e as fotos de Charles Dickens, Barack Obama e Oscar Wilde. Além do acervo permanente, desde 1980 a instituição promove o BP Portrait Prize exhibition, um concurso que renova e inclui novos trabalhos ao museu.

Feira de Portobello Road

Uma das mais famosas feiras do mundo, Portobello Road acontece aos sábados na capital britânica, próximo ao charmoso distrito de Notting Hill. Banquinhas de antiguidades, barracas de bugigangas, brechós e restaurantes se revezam por toda a extensão deste verdadeiro mercado a céu aberto. Este é outro daqueles lugares imprescindíveis em qualquer bom roteiro para Londres. Além das roupas e velharias do lugar, há também barraquinhas com guloseimas diversas para os esfomeados de plantão. E como toda boa feira que se preze, verduras, frutas e legumes enchem as barraquinhas e colorem a paisagem.

Speakers Corner

Que tal um passeio ao ar livre em um dos parques mais famosos do mundo? Quando estiver em Londres, não deixe de passar no Hyde Park, seja para desfrutar da natureza, fazer um passeio de pedalinho no lago Serpentine ou andar de carruagem, sentindo-se um verdadeiro lorde britânico. Reconhecido como um dos Parques Reais de Londres, o local pertencia aos monarcas do Reino Unido antes de ser aberto ao público. Hoje, além de passeios e a prática de esportes, é possível assistir a shows de rock e também fazer o seu próprio discurso no Speakers Corner.

Imperial War Museum

Se você sentiu falta de Winston Churchill no passeio, dê uma volta pelo Imperial War Museum. Fundado em 1917 em memória dos tempos áureos do Império Britânico, o lugar tem todo o tipo de registro sobre os eventos. São documentos, cartas, fotografias e até mesmo o vestuário dos soldados dos conflitos do início do século 20. Além disso, o seu acervo possui réplicas de diversos aviões, tanques, canhões e até mesmo um fragmento do muro de Berlim.

St James’s Park

O mais antigo dos parques reais, o St James’s Park fica bem no centro de Londres, entre o Big Ben e o Palácio de Buckingham, onde ocorre a famosa Troca da Guarda. Ao contrário do agitado Hyde Park, o lugar é ideal para um piquenique ou um passeio mais tranquilo, aproveitando a vista e a calmaria bem no meio da metrópole. Projetado em estilo francês, os 23 hectares de área verde do parque contém uma grande variedade de flores, além de um lago central com um aviário para cisnes, patos e gaivotas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome