Estádios

Os estádios das principais equipes de Londres, além de abrigarem os jogos de seus clubes, são considerados pontos turísticos na cidade. As arenas mais requisitadas pelos turistas são: Emirates Stadium, casa do Arsenal, com capacidade para mais de 60.000 torcedores, o Olímpico de Londres, com mando do West Ham, para mais de 56.000, Stamford Bridge, campo esportivo do Chelsea, que consegue receber mais de 41.000 espectadores, e o estádio Wembley, que pertence à prefeitura londrina e está sendo utilizado atualmente pelo Tottenham enquanto o seu estádio para mais de 60.000 torcedores está sendo reconstruído, com capacidade para 90.000 pessoas.

Arsenal

O Arsenal Stadium foi um estádio de futebol inglês localizado no distrito de Highbury, ao norte da cidade de Londres, no borough de Islington.

Foi inaugurado em 6 de setembro de 1913 e possuia capacidade para 38.419 espectadores sentados. Pertencia ao Arsenal, clube da Premier League inglesa. Com a transferência do clube para o Emirates Stadium, foi demolido em 2006, e transformado em um conjunto de apartamentos.

Também era conhecido como Highbury, devido ao distrito no qual se situava. Era também chamado de Home of Football (“Lar do Futebol”). O apelido primeiramente foi dado por torcedores, depois foi aceito normalmente pelo clube.

Wembley

Estádio de Wembley (Wembley Stadium) é um estádio nacional da Inglaterra, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park. Com capacidade para abrigar 90.000 espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e 2º maior estádio da Europa, sendo ultrapassado somente pelo Camp Nou, em Barcelona. É administrado pela Football Association, a entidade máxima do futebol inglês.

Projetado pela parceria HOK Sport-Foster and Partners, foi construído entre 2003 e 2007 no local do antigo Estádio de Wembley, do qual herdou o nome e notoriedade. Sua construção teve como objetivo abrigar maior público em competições de futebol, rúgbi e atletismo, bem como acolher espetáculos musicais. A primeira etapa da construção foi o fechamento do antigo estádio em 2000, sendo seguida pela demolição do mesmo em 2002. Originalmente, esperava-se que o Novo Wembley fosse inaugurado a tempo da final da Copa da Inglaterra de 2005-2006, mas só foi concluído em março de 2007 ainda em tempo de sediar a final daquele ano.

Por seu perfil sustentável, moderno e infraestrutura funcional, Wembley é classificado como estádio 4 estrelas da UEFA, podendo sua capacidade ser estendida para 105.000 espectadores.

Chelsea

A história do Chelsea está repleta de curiosidades. Em primeiro lugar, o estádio Stamford Bridge onde o clube comanda suas partidas têm uma característica peculiar: ele existe antes mesmo do clube existir. O local foi criado como um centro esportivo (London Athletic Club) por volta de 1870. No início do século XX, ele foi comprado pelo milionário Henry Augusto “Gus” Mears e, em 1905, o Chelsea Football Club foi fundado.

O Chelsea não fica no bairro de Kensington & Chelsea como pode sugerir o nome, mas sim no bairro de Fulham, que fica ao lado. Segundo relato do nosso guia durante o tour que fizemos, o problema é que o Fulham Football Club já havia sido fundado 1879 e, por isso, não era possível usar o mesmo nome.

Tottenham

Foi fundado em 1882, originário de um clube de cricket e se chamava Hotspur FC, sendo renomeado em 1884, quando passou a se chamar Tottenham Hotspur Football Club.

O clube também é conhecido como Spurs, que significa espora, já que o mascote do clube é um galo. O lema do clube (em latim) é Audere est facere (“Ousar é fazer”).

O Tottenham possui uma grande torcida espalhada por todo o país, mas com maior concentração no norte de Londres, onde foi fundado e fica o seu estádio.

Fulham

O Fulham comemora o seu 139º aniversário em 2018, sendo o clube profissional mais antigo de Londres e disputando a primeira divisão do futebol inglês, a Premier League.

Manda os seus jogos no Estádio Craven Cottage, no bairro que homenageia com o seu nome, com capacidade para 25.661 espectadores e médias de público acima de 25.000 desde a Temporada 2008/2009, sendo esta a sua casa desde 1896. Seu estádio é um dos mais belos da Inglaterra, ficando localizado próximo ao Rio Tâmisa. O Centro de Treinamento está localizado próximo ao Motsput Park, onde está localizado o alojamento dos jogadores e um pequeno estádio onde os juniores jogam.

West Ham United Football Club

O West Ham é um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e de todo Reino Unido, sendo um dos 24 que já disputaram por mais de 50 temporadas o Campeonato Inglês, e a Temporada 2016–17 registrando a sua 59ª presença na primeira divisão. Sua nova casa é o Estádio Olímpico de Londres, que foi construído para as Olimpíadas de 2012. Depois de uma reforma no estádio, a capacidade foi de 80.000 para 57.000 lugares.

Crystal Palace Football Club

O Crystal Palace Football Club é uma equipe de futebol profissional da Inglaterra, da zona sul de Londres, sediado em Croydon e fundado em 10 de setembro de 1905, que disputa a Premier League.

Tem como seu estádio o Selhurst Park, na capital inglesa, com capacidade para 26.309 pessoas. A atual alcunha da equipa é The Eagles (“As Águias”).

Originalmente eram conhecidos por Glaziers (“Vidreiros”), em alusão aos seus fundadores e construtores do Palácio de Cristal, para a exposição mundial de Londres.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome