Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que divide a Terra ao meio em Oriente e Ocidente, Leste e Oeste, passa justamente em Londres.

Observatório Real Greenwich

A linha fica no pátio do Observatório Real Greenwich, cuja construção começou em 1676 e deu nome ao meridiano, que nada mais é do que uma convenção para dividir a Terra em duas partes, através de um acordo internacional estabelecido em 1884. A importância dele é tamanha, não somente para localização e navegação, mas também para estipular os fusos horários mundiais.

Na época, havia outros concorrentes ao posto de principal meridiano do mundo (Espanha, França, Portugal e outros), mas o de Greenwich acabou sendo escolhido como o oficial, devido à importância e ao poder do Império Britânico.

Além do Reino Unido, o meridiano atravessa outros 6 países: França, Espanha, Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo, Gana e Queen Maud Land.

Shepherd Gate Clock

No observatório, também é possível conhecer o famoso Shepherd Gate Clock, o relógio de 24 horas criado por Charles Shepherd em 1852. Este relógio também é conhecido por fornecer a hora oficial do Greenwich Mean Time (GMT).

Greenwich Park

A linha de marcação do meridiano e o Observatório Real de Greenwich ficam no topo de uma colina, no , no bairro de Greenwich, em Londres.

Lá você pode tirar aquela famosa foto com um pé em cada lado do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome